Participe > Fórum > História Medieval

A cronologia na Idade Média + RESPONDER

Pois bem, direto ao ponto, o que está em questão é: de que forma construir uma didática em história onde A Idade Média pareça bem mais compreensível? Numa perspectiva em que entram em cena o Declínio do Ocidente, a formação e incursão das tribos "bárbaras", a formação do feudalismo, a Civilização Árabe, O Sacro Império Romano, Alta e Baixa Idade Média, por fim acabamos toda este esquema tendo como maior foco a Europa. Para complicar alguns livros nem aceitam uma tendência de História Temática, nem ficam numa perspectiva cronológica. Eis um problema. Como resolvê-lo?

Postado em 30/01/2013 às 08:30 por Paulo Otávio

IDADE MÉDIA

BOM, CREIO QUE O FOCO É DE FATO A EUROPA, NÃO DÁ PARA SER DIFERENTE. QUANTO AS LIMITAÇÕES DOS LIVROS, EU COMO PROFESSORA DE HISTÓRIA, BUSCO OUTRAS FONTES E TRABALHO TEMAS QUE GERALMENTE DESPERTAM O INTERESSE DOS ALUNOS, COMO A EXCLUSÃO NO PERÍODO MEDIEVAL, A HIGIENE, A PRÓPRIA EDUCAÇÃO MEDIEVAL TEM GERADO MUITOS COMENTÁRIO E OS ALUNOS QUEREM SABER MAIS, DETALHES DE COMO ERA ESSA EDUCAÇÃO. ENFIM, BUSCO ALTERNATIVAS, ATÉ PORQUE ACREDITO QUE MUITAS INTERROGAÇÕES A RESPEITO DA IDADE MÉDIA NUNCA SERÃO RESPONDIDAS E A HISTÓRIA TEM QUE CONTINUAR!

Postado em 14/05/2014 às 06:02 por Geusiane - #1

Heranças do Medievo

Não é fácil mediar o conhecimento histórico para adolescentes e para tornar o estudo da Idade Média procuro traçar um paralelo com as heranças do comportamento social, das normas estabelecidas e instituições governamentais para atrair a atenção e compreensão dos alunos. Vindo da Europa e expandindo para onde chegou tais heranças.

Postado em 27/08/2014 às 05:47 por Dêis Maria L. C. Silva - #2

Idade média fluida

Este período se torna um tanto fechado quando ministrado exclusivamente em um aspecto restritamente cronológico(como na maioria dos livros didáticos lançados),no entanto,existe maneiras que expõem este conteúdo de forma mais observativa e vivencial,sem,ao mesmo tempo,deixar apagado seu valor histórico educativo. Enxergar a idade média através da óptica cotidiana é um ótimo artifício a ser utilizado,por isso recomendo o uso do livro COMO SERIA SUA VIDA NA IDADE MÉDIA editora Scipione e da obra INVENÇÕES DA IDADE MÉDIA editora Zahar-estes podem evidenciar ao aluno uma faceta mais vivencial da época e,logo,este se sentirá,indubitavelmente,atraído a se aprofundar neste assunto divisor de águas que foi a Idade média para a consolidação do costume,produção e pensamento ocidental.

Postado em 16/09/2014 às 01:39 por Tiana Assis - #3