Participe > Fórum > República

o povo e sua participação na proclamação da república brasileira + RESPONDER

houve ou não a participação, mesmo que indireta, da população pobre no processo de implantação da República brasileira? ( 1880 - 1900)

Postado em 21/11/2011 às 09:31 por rogerio de lima silva

Silêncio resignado.

A participação da população no momento da troca de governo, foi de silenciosa adesão. Não eram contrários a corte, mas já havia um movimento republicano em curso que parecia ser inexorável. A população aceitou passivamente esta troca.

Postado em 02/10/2012 às 04:15 por bruno de paula fogato - #1

Depende!

Bem, baseado no que até hoje li, se tu considerares "população" como o conjunto das classes política e socialmente representativas do Império, então houve uma participação enorme da "população". A grande massa assumiu uma condição de passividade perante a troca de regimes políticos.

Postado em 27/10/2012 às 10:17 por Alaor Souza Oliveira - #2

Sem participação

Segundo José Murilo de Carvalho, a camada pobre da população não teve uma participação ativa nem passiva neste processo. A grande massa do chamado "povo" assistiu o desfile das tropas do Marechal Deodoro da Fonseca como se fosse um desfile cívico, sem ter a menor idéia do que estava realmente acontecendo. Na realidade foi um golpe militar feito pelas elites civis e militares.

Postado em 28/06/2014 às 10:12 por giancarlo monticelli linhares - #3

Os Bestializados?

Segundo, a obra Cidadania um longo caminho, José Murilo de Carvalho relata uma fala do Republicano e Jornalista Aristides Lobo, que está presente ao Rio de Janeiro, naquela data e claro é um agente histórico, de suma importância para entender a deposição, da monarquia pelos Militares liderados, pelo Marechal Deodoro da Fonseca.

Postado em 14/11/2014 às 05:14 por alano alexandre umbelino de barros - #4