Participe > Fórum > Sala de aula

Letras + RESPONDER

Você acha importante a criança, quando na escola, ser obrigado a aprender a escrever com a letra cursiva ou acha que se ela souber a letra de forma já é o suficiente?

Postado em 10/08/2011 às 06:02 por ronaldo

Obrigação

Quando eu tinha seis anos e cursava o extinto C.A., a obrigatoriedade da letra cursiva era um grande problema moral e mental para mim. Como eu já sabia ler e escrever desde os 4 anos, com a letra que eu via nos livros, forçar a minha coordenação motora para um estilo completamente diferente de escrita era um martírio. Eu suava dias e dias tentando converter a letra que, hoje, é um caos completo e nunca melhorou - sempre foi e sempre será uma mistura de "mãos dadas" com "letra de máquina" na mesma palavra. Nem com cartilhas eu aprendi a fazer um "a" redondo. E a pressão durante todo o ensino fundamental me fazia ser uma pessoa inconformada por nunca conseguir ganhar uma estrelinha dourada no caderno, por falta de capricho. Tudo bem, não é o fim do mundo sofrer um pouco na escola, depois a criança se acostuma que tem a letra feia e isso não é mais um problema em nenhuma instância. Mas, se a situação pode ser evitada, por que não?

Postado em 10/08/2011 às 06:24 por Alice Melo - #1

Link de reportagem

A propósito da questão, a "piauí" fez um reportagem - em letra cursiva - sobre o fim da caligrafia. http://revistapiaui.estadao.com.br/edicao-59/despedida/adeus-caligrafia

Postado em 11/08/2011 às 05:09 por ronaldo - #2

Letra de forma

Pra mim se ela souber escrever em qualquer um dos formatos estaria ótimo.

Postado em 11/08/2011 às 06:54 por Jefferson Freitas - #3

Citações

Pesquisando aqui no arquivo da Revista de História, descobri algumas citações à caligrafia. Por exemplo: "Os currículos das escolas anarquistas brasileiras estavam em sintonia com a proposta racionalista de Ferrer [Francisco Ferrer y Guardia (1859-1909), fundador da Escola Moderna de Barcelona]. Privilegiavam a leitura, a caligrafia, a gramática, a aritmética, a geografia, a geometria, a botânica, a geologia, a mineralogia, a física, a química, a história e o desenho."

Postado em 12/08/2011 às 10:54 por ronaldo - #4

Citações 2

Me esqueci de colocar o link: http://www.revistadehistoria.com.br/secao/educacao/anarquismo-no-curriculo

Postado em 12/08/2011 às 10:54 por ronaldo - #5

Cursiva X Imprensa

Escrever não se resume apenas a copiar ou reproduzir. As crianças não deveriam ser obrigadas a aprender de qualquer maneira um ou outro tipo de letra. Considerando nossa sociedade letrada e computadorizada, acho válido ensinar a reconhecer qualquer tipo de letra, e mais importante, a colocar seus pensamentos com coerência e correção.

Postado em 29/08/2011 às 01:46 por Maria Aparecida Barboza Pereira - #6

Correção

A criança ser obrigada...

Postado em 14/11/2011 às 07:32 por Tristão José Macedo - #7

Má qualidade de ensino

Infelizmente o sistema deeducação brasileiro é preocupante. As escola públicas principalmente são CONTEUDISTAS na qual não se importam muito com o aprendizado do aluno inteiramente mas si parcialmente, por isso devia se implanar escolas CONSTRUTIVISTS na qual o aluno não aprende uma coisa numa carteira comum quadro negro mas sim em contanto comdiferents atividades, então a caligrafia hoje se aprende no Brasil infelizmente por livre e espontânea pressão.

Postado em 20/11/2011 às 07:23 por Eduardo Matheus - #8

Sobre letra e educação.

Eu sou super a favor da letra cursiva, e de que as letras sejam apresentadas de maneira cursiva as crianças logo entrem na pré-escola, assim não tem desculpas de ter aprendido antes de outro jeito, além de a letra cursiva ser mais bonitinha, acredito que há certo desleixo na hora de treinar as crianças a aprenderem a letra. Ainda mais agora com aquela lei da criança só poder ser matriculada no 1º ano com 6 anos completos, atrasa completamente a criança, a educação tinha que começar cada vez mais cedo e ser um pouco mais rígida, com professores formados e verdadeiramente comprometidos com o desenvolvimento do nosso país.

Postado em 26/11/2011 às 09:04 por Ana Karoline Martins - #9

Letra cursiva

O mais importante é saber expressar ideias através da escrita e que essas possam ser entendidas por quem lê. A letra cursiva é apenas um tipo de registro da sala de aula para aumentar a velocidade de escrita do aluno. Seu domínio é mais importante na leitura.

Postado em 31/12/2011 às 02:21 por LEONARDO RODRIGUES LEITE ALVES - #10