Políticas culturais

Bibliografia básica para o estudo das políticas culturais no país

Adriano Belisário

  • Confira abaixo algumas referências para um estudo sobre as políticas culturais no Brasil. Envie você também outras sugestões através dos comentários.

    Bibliografia sobre políticas culturais no Brasil

    Antonio Albino Rubim

    Resumo: Organizar e dar visibilidade à bibliografia existente acerca das Políticas Culturais no Brasil é o objetivo deste trabalho. Ele foi realizado originalmente como parte de um projeto de pesquisa intitulado Mapa Analítico dos Estudos de Políticas Culturais no Brasil, cuja primeira etapa aconteceu de março de 2003 a fevereiro de 2004. Uma segunda etapa foi desenvolvida desde março de 2004. [...] Assim, torna-se necessário esclarecer que esta bibliografia encontra-se em construção, por conseguinte, aberta a novas contribuições de pesquisadores. Tais colaborações, muito bem aceitas, devem ser enviadas, sob a forma de novas indicações bibliográficas, para Antonio Albino Canelas Rubim e Taiane Fernandes ( cult@ufba.br ).

    Confira o artigo completo


     
    Política cultural no Brasil: um histórico

    Lia Calabre

    Resumo: Na última década foram intensificadas as discussões acerca da responsabilidade do Estado sobre a produção cultural e dos princípios que devem reger a elaboração das políticas culturais, tanto no âmbito da administração federal como no dos governos locais. Porém tais discussões não têm sido seguidas por estudos sistemáticos no que diz respeito ao acompanhamento da atuação política do Estado no campo da cultura. Por política pública cultural estamos considerando um conjunto ordenado e coerente de preceitos e objetivos que orientam linhas de ações públicas mais imediatas no campo da cultura. A recuperação de política cultural levada a cabo por um determinado governo ou em um determinado período da história de um país pode ser realizada através do mapeamento das ações do Estado no campo da cultura. Esse mapeamento deve ter como foco os âmbitos da produção, de circulação e do consumo culturais. Este trabalho apresenta um inventário das principais ações do governo federal no campo da cultura, onde claramente pode ser percebido um movimento de constante descontinuidade no processo de elaboração de políticas públicas na área da cultura. Foi dada com uma ênfase especial às décadas de 1970 e 1980, com a apresentação das ações federais de uma maneira um pouco mais detalhada.


     
    Políticas culturais no Brasil: tristes tradições

    Antonio Albino Rubim

    Resumo: O texto busca desvendar as tradições conformadas pela trajetória das políticas culturais desenvolvidas pelo governo federal desde a inauguração efetiva das políticas nacionais de cultura nos anos 1930 até o tempo presente. Para desvelar estas tristes tradições, o estudo realiza uma ampla revisão da bibliografia existente, dispersa em inúmeras áreas de conhecimento. Com base neste itinerário histórico e multidisciplinar é possível definir os grandes desafios colocados para a efetividade das políticas culturais da nação brasileira na contemporaneidade e, por fim, avaliar como eles têm sido enfrentados no governo Lula/Gil.


     
    De Pé no Chão

    Reportagem

    Resumo: Filme do início dos anos 1960, mostrando a primeira aplicação prática do método Paulo Freire, na cidade do Natal, Rio Grande do Norte, cujo prefeito à época, Djalma Maranhão, criou o programa "De Pé No Chão Também Se Aprende A Ler"


Compartilhe

Comentários (0)