Jornais antigos, casa nova

Proposta de espaço cultural para a zona portuária do Rio de Janeiro sai do papel

  • A primeira das muitas etapas que darão espaço adequado à Divisão de Periódicos da Fundação Biblioteca Nacional já começou. Desde o dia oito de setembro arquitetos de todo o país podem se inscrever no Edital de Concurso que escolherá a melhor proposta arquitetônica de reforma do prédio anexo à Fundação Biblioteca Nacional, que abrigará o acervo. O Edital foi lançado pela Biblioteca, pelo Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ) e pela Companhia de Desenvolvimento da Região do Porto do Rio de Janeiro (CDURP).

    O prédio, que fica no Centro da cidade do Rio de Janeiro, sediava a antiga Estação de Expurgo do Ministério da Agricultura, mas desde a década de 1980 pertence à Biblioteca. Até o momento, o espaço é utilizado para guardar parte do conjunto de periódicos da Fundação, mas com o projeto de restauração finalizado, a área útil do lugar deverá atingir 30 mil metros quadrados. Além de transferir os 53.969 títulos restantes do acervo de periódicos, a proposta inclui a “criação de uma sala de leitura, auditório, espaço de exposições e uma biblioteca de acesso público, configurando um importantíssimo equipamento cultural para a cidade”, explicou Renato Lessa, presidente da Fundação Biblioteca Nacional.

    “A realização de um concurso de arquitetura é a forma mais democrática e transparente para a escolha de projetos de obras públicas”, comentou Norma Taulois, arquiteta que coordena o concurso. As inscrições estão abertas até às 18h do dia 24 de outubro de 2014. O edital está disponível no endereço: http://concursoanexobn.iabrj.org.br/.

Compartilhe

Comentários (0)