Nas ondas do rádio

Antes da televisão se popularizar no Brasil, o rádio era o principal meio em que se dava a discussão política, no século XX. Ouça aqui como foi a campanha de 1950, que elegeu Getúlio Vargas presidente

Alexandre Leitão, Fernanda Távora, Julia Araújo, Julia Meneses e Tais Carvalho. Coord.: Gabriel Collares

  • A web rádio da Escola de Comunicação da UFRJ, a Áudio Ativo, apresenta o segundo programa da parceria com a Revista de História da Biblioteca Nacional. Nesta edição, o tema explorado foi a importância do rádio na discussão política nos anos 1950.  

    Imagem: Arquivo Nacional

     

    Bota o retrato do velho outra vez

    Bota no mesmo lugar

    O sorriso do velhinho

    Faz a gente trabalhar

    "Bota o retrato do velho" foi o jingle que marcou a campanha de Getulio Vargas em 1950. Após 15 anos no poder, o pai dos trabalhadores voltava ao cenário político como candidato à presidência. O querido Gegê, como citado em muitas marchinhas para campanhas, teve papel fundamental para a consolidação da rádio no Brasil. Usado como canal de comunicação, além dos jornais, para a divulgação da propaganda política.

    Vargas, o rádio e a política é o assunto da mais nova edição programa produzido em parceria entre a web rádio Áudio Ativo da Escola de Comunicação da UFRJ e a Revista de História. Para debater o assunto, convidamos:

    Jorge Chaloub, professor da Fundação Getulio Vargas, atua nas áreas de Teoria Política, Pensamento Político-Social Brasileiro, Filosofia do Direito, Filosofia Política e Sociologia do Direito.

    Marialva Barbosa, professora da Escola de Comunicação da UFRJ, tem experiência na área de História, com ênfase em História do Brasil República, atuando principalmente nas seguintes áreas: historiografia, história oral, história política, história do Rio de Janeiro, ensino de História, entre outros.

    Marcelo Serpa, professor da Escola de Comunicação da UFRJ, atua também como consultor em Comunicação, Opinião Pública e Ciência Eleitoral.

    Produção: Alexandre Leitão, Fernanda Távora, Julia Araújo, Julia Meneses e Tais Carvalho.

    Locução: Fernanda Távora, Julia Meneses, Renata Fontanetto e Renato Furtado.

    Edição: Alexandre Leitão, Julia Araújo e Sergio Muniz.

    Coordenação Geral : Gabriel Collares.

     

Compartilhe

Comentários (2)